CASE: Sistema desenvolvido em Salvador auxilia empreenderes

Ponto Certo coleta dados pelo twitter e pelo Open Street Map, identificando onde tem mais demandas em estabelecimentos, como bares, supermercados e postos de gasolina

Em desenvolvimento em Salvador, no Centro de Projetos Fraunhofer, o sistema chamado Ponto Certo, consegue analisar dados e mostrar o melhor local para instalar um empreendimento, com base na menor concorrência. “O software coleta e avalia dados sociais, através do Twitter, e imóveis, pelo Open Street Map, mostrando o melhor lugar para abrir um posto de gasolina, por exemplo”, explica o pesquisador responsável pelo projeto, João Rocha.

Uma pessoa que tuita, emite, além da mensagem, a sua localização. "Com isso, conseguimos saber quais as áreas mais populosas de Salvador. Já através do Open Street Map, conseguimos mapear onde estão presentes estabelecimentos de diversos segmentos, como bares, restaurantes, supermercados, sorveterias, postos de gasolina etc”, detalha João Rocha, que é doutor em Ciência da Computação.

Atualmente, o Sistema Ponto Certo ainda é protótipo, que se utiliza de dados reais, porém somente para diagnósticos internos e demonstrações em eventos de tecnologia, como ocorreu na Campus Party sediada na capital baiana, em 2017. "Este protótipo faz parte de um projeto maior, que foi aprovado no edital de Tecnologia da Informação e Comunicação da Fapesb e aguarda pela liberação dos recursos para desenvolver as demais atividades”, conclui o pesquisador. Com informações do TI Bahia.
Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018