RESPOSTA À OCDE: Brasil faz ajustes, afirmam ministro e presidente do BC


Governo brasileiro sustenta vem adotando, nos últimos anos, ações para a “plena adesão” do país à organização multipaíses

A renda per capita no Brasil é bem inferior à média dos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas o governo tem feito ajustes para reduzir essa diferença. A afirmação é do presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, durante o lançamento de relatório econômico do Brasil feito pela organização Para a OCDE, a sustentação da recuperação econômica do Brasil “exigirá esforços adicionais para controlar os gastos públicos, aumentar o comércio internacional e o investimento e focar mais os gastos sociais nos mais necessitados”.

“Nossa renda per capita ainda é bem inferior à média dos países membros da OCDE, mas os ajustes e reformas que o atual governo vem promovendo visam a colocar o país em um caminho que permita reduzir esse distanciamento”, disse Goldfajn.O presidente ressaltou que o governo brasileiro vem adotando, nos últimos anos, ações para a “plena adesão” do país à OCDE.


Medidas
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o relatório confirma o trabalho atual do governo de controle de gastos. O gesot destacou ações do governo como a definição do teto de gastos públicos e a reforma trabalhista.Meirelles também citou as 15 medidas microeconômicas e de ajuste fiscal consideradas prioritárias pelo governo.  “Não foi um lista de novas medidas, mas uma lista prioritária de medidas que já estão em andamento”, disse Meirelles

O ministro também destacou que o relacionamento do Brasil com a OCDE está se expandindo.Pedido de adesão do país foi feito em maio de 2017 ao conselho da organização, que analisa pleitos semelhantes da Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia.

Meirelles considera que o Brasil está avançando no processo de adesão, embora demande tempo. A OCDE, sediada em Paris, é uma organização internacional formada por 35 países. Para Goldfajn, a entrada do Brasil aproximaria o organismo dos Brics, que o país compõe junto com China, Russia, África do Sul e Índia.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018