INOVATIVA: Programa oferece apoio para pequenas empresas de tecnologia



Sócios de startups têm contatos com mentores, investidores e aceleradores, além de conhecerem melhores fontes de financiamento público e privado 

No Brasil e no mundo, surgem a cada momento empresas de tecnologia com projetos inovadores, as startups.  Um dos maiores desafios é dar o salto de um produto ou serviço com potencial para conseguir entrar em mercados. Para auxiliar essas empresas, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) criou o programa Inovativa Brasil, uma parceria com o Sebrae. Até o dia 5 de março, startups de todo o país podem se inscrever para a iniciativa. No total, serão oferecidas 300 vagas.

 Segundo o coordenador do projeto, Maycon Stahelin, o Inovativa nasceu da constatação de que há pessoas com inovações interessantes e com potencial, mas sem qualificação ou experiência de gestão de negócios e de captação de recursos.“Startup é algo inovador, que não existe ou não foi feito daquela forma ainda. Isso aumenta o grau de incerteza”, explica Stahelin.

O programa oferece três tipos de assistência: mentoria, capacitação e conexão com agentes e investidores. A assessoria é desenvolvida de forma gratuita e a distância, permitindo que empresas também de pequenas e médias cidades possam se beneficiar. No total, 646 firmas já participaram da iniciativa.

Aceleradores -

Na mentoria, os sócios das startups são enram em contato com especialistas com experiência de mercado, os chamados mentores. A assistência pode ser individual ou coletiva pela internet ou em eventos presenciais. Na conexão com investidores, o  novo empresário tem articulação como aceleradoras, investidores, fornecedores e possíveis clientes para as empresas. Dois eventos presenciais, denominados Demoday, serão organizados neste ano para apresentar as empresas a pessoas e instituições que atuam como investimento na área de tecnologia.

As empresas também serão capacitadas para entender melhor as linhas de recursos de fomento disponibilizadas por diversas instituições públicas ou. Entre elas estão o BNDES, Finep,  Sebrae, Senai e fundações estaduais de amparo à pesquisa, entre outros.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018