PROSUB: Começa integração de submarino brasileiro


Programa prevê a construção de quatro unidades da Classe Riachuelo e de propulsão nuclear

Começou nesta terça-feira  a fase de integração dos quatro submarinos convencionais da Classe Riachuelo, construídos pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). Os equipamentos foram montados em seções dentro do Complexo Naval de Itaguaí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. O presidente Michel Temer acionou o mecanismo simbólico que uniu duas partes da primeira embarcação, que deve ser lançada ao mar ainda este ano.

Pelo Prosub, também haverá a fabricação de um submarino nuclear, cujo reator terá tecnologia nacional. A previsão é que o submarino nuclear brasileiro fique pronto em 2029. "O Prosub é peça chave não apenas em nossa política de defesa, mas também em nossa estratégia de desenvolvimento científico e tecnológico. Estamos construindo mais um capítulo em defesa da soberania nacional", afirmou Temer.

O presidente lembrou que a construção do submarino de propulsão nuclear fomentará também setores  como a medicina e a matriz energética, além de gerar empregos de mão de obra especializada. Os submarinos do Prosub contam com transferência de tecnologia francesa e atuação no Brasil do grupo Odebrecht.

 "O Brasil é um país provedor de paz. O Brasil é um defensor da ordem internacional e do direito internacional dos povos", afirmou o ministro da Defesa, Raul Jungmann. "Por isso o Brasil precisa de capacidade de dissuasão para defender a sua soberania, o seu território e os seus interesses", afirmou .

Os segmentos do submarino Riachuelo foram construídos na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), também em Itaguaí, e foram transportados em três etapas. A primeira, no dia 14 de fevereiro, levou para o local da montagem, distante cinco quilômetros do local de fabricação, uma parte com 39,86 metros de comprimento, 12,30 de altura e pesando 619 toneladas.

A segunda parte, com 18 metros de comprimento e 370 toneladas, foi transportada no dia 4 de fevereiro. O último segmento, com 14 metros e 190 toneladas, foi movimentado no dia 8 de fevereiro. O Brasil conta atualmente com cinco submarinos, sendo um da classe Tikuna, construído no Brasil e que ficou pronto em 2008, e quatro da classe Tupi, sendo o primeiro construído na Alemanha e os outros três, iguais ao alemão, montados no Brasil.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018