COMÉRCIO: CNC prevê abertura de 20,7 mil estabalecimentos

Segundo entidade, abertura de lojas este ano não reverte histórico negativo, mas demonstra fôlego para uma retomada


Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que, após três anos de queda, a geração de empregos no Brasil pode voltar a apresentar resultados positivos este ano. Mesmo com um histórico de resultados, incluindo 2017, que revele uma base comparativa ruim e um ritmo lento de retomada econômica, isso pode afetar na geração de negócios no comércio.


A CNC projeta abertura líquida de 20,7 mil novos estabelecimentos comerciais ao fim de 2018, considerando a defasagem entre o crescimento contínuo das vendas e a natural contrapartida na abertura de novos pontos de vendas do varejo nacional. A entidade projeta ainda crescimento de 5,1% no volume de vendas do varejo.

Tal desempenho está longe de reverter as 226,5 mil unidades fechadas do intervalo entre 2015 a 2017, ano em que  o saldo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais ficou negativo em 19,3 mil unidades. O número foi 82% menor do que em 2016, quando o setor eliminou 105,3 mil pontos de venda.

Vendas
Ao longo de 2017, o comparativo com igual mês do ano anterior mostrou que as vendas começaram a reagir positivamente em abril (0,5% ante abril de 2016) e aceleraram principalmente na segunda metade do ano. Ainda segundo a CNC, de julho a dezembro o volume de vendas avançou 7,5% ante o mesmo período de 2016, contra um avanço médio de 0,3% na primeira metade do ano.

 “A defasagem entre o comportamento das vendas e os investimentos em novos estabelecimentos comerciais não permitiu que o setor fechasse o ano no azul do ponto de vista do aumento do número de lojas”, afirma Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da Confederação.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018