SONDAGEM INDUSTRIAL: Recuperação em junho melhora expectativa dos empresários


Confira nossa fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao

Aumento da capacidade instalada em três pontos e ajuste de estoques garantiram recuperação, segundo relatou a CNI nesta terça-feira

A produção industrial voltou a crescer e alcançou 50,8 pontos em junho, segundo Sondagem Industrial divulgada nesta terça-feira (24). Acima da linha divisória dos 50 pontos determina do aumento no setor. Utilização da capacidade instalada e ajustes nos estoques completam o quadro do mês passado, que - depois da queda em maio - apontam para maior confiança no segundo semestre.

No levantamento, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria, a utilização da capacidade instalada subiu para 66%.Os três pontos percentuais acima do registrado em maio devolveu ao setor o nível de abril, antes da paralisação dos transportes rodoviários.   O índice de estoques efetivos em relação ao planejado caiu de 53,3 pontos em maio para 50,4 pontos em junho e ficou muito próximo da linha divisória dos 50 pontos, mostrando que os estoques  estão próximos do planejado pelos empresários.

As perspectivas dos empresários para os próximos seis meses também melhoraram. Os índices de expectativa de demanda e de compra de matérias-primas subiram e estão acima da linha divisória dos 50 pontos. O índice de número de empregados também melhorou um pouco e ficou em 49,5 pontos em julho, indicando estabilidade no emprego industrial. Os empresários também acreditam em aumento das exportações, informou a CNI.

No entanto, o índice de intenção de investimento na indústria caiu para 49,4 pontos em julho. Foi a quinta queda consecutiva do indicador, que está 4,2 pontos abaixo do registrado em fevereiro.  “A baixa disposição para investir reflete a queda da confiança dos empresários no desempenho futuro da economia”, avalia o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018