MONITOR DO PIB: FGV detecta queda da economia de 1,5% em maio


Com retração nas comparações mensal e anual, período enfrentou greve de caminhoneiros e ritmo lento a economia


Assim como no IBC-BR, do Banco Central, o Monitor do PIB da FGV Ibre detectou queda na atividade econômica em maio. A queda ficou em 1,5% no comparativo com abril e 1,8% em relação ao mesmo mês de 2017.

No período, a atividade econômica enfrentou a greve de caminhoneiros - que gerou crise no abastecimento - e também a retomada lenta do crescimento. Os setores mais atingidos foram a indústria de transformação (-9,1%) e  construção (-4,5%).

" Pela ótica da demanda, tanto em comparações interanuais como nas comparações marginais, as quedas foram mais acentuadas nas atividades de consumo das famílias (-0,3% AsA, -0,8% MsM) e na formação bruta de capital fixo (-7,8% AsA, -11,7% MsM),” afirma Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV, destacando as análises mês-mês e ano-ano.

A formação bruta de capital fixo  cresceu 1,7% no trimestre findo em maio, na comparação interanual, enquanto que havia sido 6,0% no trimestre móvel findo em abril. Esta redução do crescimento foi fortemente influenciada pela ampliação da taxa negativa da construção civil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018