CACAUICULTURA: Chocolat Bahia movimenta R$ 15 milhões
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Evento em Ilhéus atraiu 65 mil visitantes e, paralelo ao agronegócio, incrementou turismo na região
O Festival Internacional do Chocolate e Cacau (Chocolat Bahia) recebeu cerca de 65 mil visitantes e movimentou R$ 15 milhões em negócios. Durante o festival deste ano, foi lançada oficialmente a Rota do Chocolate. Em sua 10ª edição, evento foi encerrado no domingo (22), em Ilhéus.
Este ano, o evento reuniu 120 expositores e 40 marcas - ante 10 estandes e três marcas de chocolates locais do primeiro ano. “Decidimos apostar na produção de amêndoas de cacau de qualidade e de o chocolate de origem, com alto valor agregado. O festival é uma espécie de vitrine, que está dando um novo impulso à economia regional”, destaca Marco Lessa, o coordenador do Chocolat Bahia.
Para Lessa, ”é necessário investir na educação, com inovação, modernização, empreendedorismo, economia criativa. Estamos rompendo um paradigma de décadas, deixando de ser apenas geradores de commodities e chegando ao produto final, muito mais rentável, como o chocolate”.
A Rota do Chocolate é a primeira estrada temática da Bahia. Abrange fazendas de cacau, fábricas de chocolate, áreas preservadas de Mata Atlântica, casarões históricos e gastronomia, às margens das rodovia Ilhéus-Uruçuca e Jorge Amado, que liga Ilhéus a Itabuna.
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Evento em Ilhéus atraiu 65 mil visitantes e, paralelo ao agronegócio, incrementou turismo na região
O Festival Internacional do Chocolate e Cacau (Chocolat Bahia) recebeu cerca de 65 mil visitantes e movimentou R$ 15 milhões em negócios. Durante o festival deste ano, foi lançada oficialmente a Rota do Chocolate. Em sua 10ª edição, evento foi encerrado no domingo (22), em Ilhéus.
Este ano, o evento reuniu 120 expositores e 40 marcas - ante 10 estandes e três marcas de chocolates locais do primeiro ano. “Decidimos apostar na produção de amêndoas de cacau de qualidade e de o chocolate de origem, com alto valor agregado. O festival é uma espécie de vitrine, que está dando um novo impulso à economia regional”, destaca Marco Lessa, o coordenador do Chocolat Bahia.
Para Lessa, ”é necessário investir na educação, com inovação, modernização, empreendedorismo, economia criativa. Estamos rompendo um paradigma de décadas, deixando de ser apenas geradores de commodities e chegando ao produto final, muito mais rentável, como o chocolate”.
A Rota do Chocolate é a primeira estrada temática da Bahia. Abrange fazendas de cacau, fábricas de chocolate, áreas preservadas de Mata Atlântica, casarões históricos e gastronomia, às margens das rodovia Ilhéus-Uruçuca e Jorge Amado, que liga Ilhéus a Itabuna.
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