OPINIÃO: Novo centro de convenções deve ser anunciado na segunda


Expectativa é de a área do antigo Aeroclube Plaza Show abrigue projeto municipal, prefeito marcou coletiva para falar de projetos da orla

Adriano Villela

É grande a expectativa de que dois imbróglios antigos da capital baiana comecem a ser resolvidos a partir desta segunda-feira (23). Às 10 horas, o prefeito ACM Neto concede entrevista coletiva no restaurante Boi Preto na qual anuncia projetos na orla. Nos bastidores, muitos sites divulgam que será anunciada a proposta de se erguer um centro de convenções na área do antigo aeroclube. Caso a informação seja oficializada, iniciaria o desfecho para dois imbróglios.

A do antigo aeroclube é mais antiga. Em 2005, o antigo complexo de equipamentos de lazer Aeroclube Plaza Show fechou devido a problemas econômicos e a uma ação de associações comunitárias da Boca do Rio. Em 2011, a querela jurídica se desfez em 2011, mas novas disputas envolvendo a posse do terreno, sua utilização e a conclusão da parte pública - hoje batizada de Parque dos Ventos - adiam a solução para o problema.

Já o Centro de Convenções da Bahia entrou em crise de credibilidade após um incidente em um evento com médicos, em 2013. Em 2015, ano em que assumiu o Estado, o governador Rui Costa anunciou a reforma do CCB e as ideias de transferi-lo para o bairro do Comércio ou para o Parque de Exposições. No ano passado, a queda de parte das estruturas do prédio inviabilizou a requalificação e novos usos do Centro de Convenções no Stiep. O imóvel deve ser demolido.

Caso a prefeitura entre com um projeto próprio, Salvador pode ter dois centros de convenção. Este não é o problema principal. A cidade já possui estruturas para eventos de até mil a 3 mil pessoa. A carência para abrigar iniciativas para 5 mil a 10 mil participantes. Estes congressos demandam espaço grande para estandes, cujos operadores são os principais patrocinadores dos eventos.

Tenho dúvidas se a área do Aeroclube comporta tal empreendimento. Agora é esperar pelo anúncio desta segunda,atento aos detalhes que já atrapalharam bastante tanto o CCB quanto o aeroclube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018