MONITOR DO PIB: FGV aponta expansão de 0,2% em agosto


Segundo esta pesquisa, vários segmentos apresentam sinais de melhora; uma exceção é a formação bruta de capital fixo, que encerrou trimestre móvel com queda

A economia brasileira teve expansão de 0,2% em agosto, segundo o Monitor do PIB, do Instituto Ibre/FGV. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (20),  no trimestre móvel encerrado em agosto, o crescimento foi de 0,6%, em comparação ao trimestre imediatamente anterior, de acordo com a série ajustada sazonalmente.

Em termos monetários, o PIB medido pela FGV acumulou  até o mês de agosto em 2017 a cifra aproximada de R$ 4,368 trilhões, em termos extraoficiais. O Produto Interno Bruto oficial é medido pelo IBGE e divulgado trimestralmente. O período julho-setembro deve ser divulgado em novembro.

Na avaliação do coordenador do Monitor PIB-FGV, Claudio Considera, em agosto a economia continuou a crescer devido “não só ao bom desempenho da agropecuária, mas também de segmentos que, apesar de ainda continuarem em níveis muito baixos, já começaram a mostrar sinais de melhora”.

O consumo das famílias apresentou crescimento de 1,8% no trimestre móvel findo em agosto, comparativamente ao mesmo trimestre em 2016. É a terceira variação positiva do componente após registrar 28 trimestres móveis consecutivos de queda. Outro avanço significativo e que sinaliza o processo de recuperação da economia diz respeito às exportações, que apresentaram crescimento de 7,3% no trimestre móvel de junho a agosto, comparativamente ao mesmo trimestre de 2016.

Embora todos os componentes da formação bruta de capital fixo (FBCF) terem apresentado melhora com relação às taxas divulgadas no trimestre móvel até julho, o indicador fechou o período  com retração de 3%, comparativamente ao mesmo trimestre do ano passado.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018