PIB: Ministro admite que economia deve crescer menos de 0,5% em 2017

Cenário já foi antecipado pelo mercado, cujos analistas - segundo boletim Focus - prever expansão em torno de 0,4%

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu nesta quarta-feira (28) que o Produto Interno Bruto (PIB) do país deverá crescer em 2017 menos que o previsto pelo governo – a previsão oficial é de elevação de 0,5% do PIB. Cenário já foi antecipado pelo mercado, cujos analistas - segundo boletim Focus - prever expansão em torno de 0,4%. Na realidade, a projeção inicial era de 1%, mas foi reduzida para 0,5% em março.

Em consequência da nova estimativa, novos aumentos de impostos podem ocorrer. A equipe econômica cogitou parcelar o FGTS de trabalhadores demitidos, mas a ideia não prosperou. Meirelles descarta mexer no fundo de garantia e sustenta que nenhuma decisão  na área foi tomada nesse sentido. "Existe uma série de questões na linha de arrecadação que precisam estar melhor definidas e claras para que possamos tomar a decisão sobre medidas adicionais. Se for necessário aumentar impostos, vamos fazê-lo”, avisa.

Segundo o ministro, a decisão sobre a elevação tributária depende de fatores como os resultados dos futuros leilões de hidrelétricas e de campos de óleo e gás, da nova etapa do programa de repatriação de recursos estrangeiros e o cancelamento de precatórios não sacados pelo beneficiário no prazo de dois anos - o que devolveria ao Tesouro Nacional cerca de R$ 8 bilhões. Além disso, segundo, Meirelles, o aumento da atividade econômica nos próximos meses poderia reequilibrar a arrecadação.

"Teve uma queda na atividade muito grande nos últimos dois anos, e a atividade agora está crescendo, mas a receita sofre ainda aquela queda dos resultados das empresas dos anos anteriores”, arguiu o ministro. “A queda de arrecadação é uma queda importante, produto principalmente das maturações, dos prejuízos fiscais das empresas, efeito tributário que está acontecendo no momento. Então tem uma queda de arrecadação defasada em relação à atividade. (Adriano Villela, com informações da Agência Brasil).

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018