ITAÚ: Para economista, alta do PIB em 2018 será de 2% no máximo
"Viés de crescimento é negativo para o ano", disse Mário Mesquita, em avaliação sobre greve dos caminhoneiros
Antes com expectativa de alta de 3%, a economia brasileira vai crescer este ano no máximo de 2%. A avaliação é do economista-chefe do Itaú - instituição que também previu PIB de 3% no início do ano.
"Viés de crescimento é negativo para o ano", disse o analista, em série de entrevista do portal G1. "Começar o ano fraco já deixa com um carrego estatístico menos favorável para o resto de 2018 e aí dificulta chegar a um crescimento acima de 2%".
Na quarta-feira (30), o IBGE divulgou que o PIB no primeiro trimestre avançou 0,4%. Em igual período do ano passado, a alta foi de 1%. Para Mesquita, a paralisação dos caminhoneiros trouxe ainda mais incerteza para a já frágil recuperação da economia brasileira, com o risco de afetar ainda mais a confiança de consumidores e empresários.
“Sobre a atividade (a greve dos caminhoneiros) tem um efeito de duas ordens: a atividade (econômica) cai no curto prazo e depois volta na medida em que os caminhões voltem a circular, porém pode ter um efeito mais persistente sobre a confiança”, ressaltou o economista-chefe. (com informações do G1).
Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao
Comentários
Postar um comentário