TRANSIÇÃO: Governo Temer quer cartada final em busca de legado
Presidente Michel Temer e auxiliares elencaram 20 inaugurações ou início de obras como pacote final do governo e garantem ter recursos. Pacotes anteriores avançaram menos do que o previsto
Com projetos de concessão ou privatização do PPI em aberto e menos de 50% das obras do Avançar concluídas, o governo do presidente Michel Temer elencou obras prioritárias até dezembro, quando acaba esta gestão. Auxiliares asseguram a existência de recursos para o pacote de inaugurações ou inícios de obra. Ainda não está claro como será a negociação da cartada final de Temer com o presidente a ser eleito no próximo domingo (28).
A retomada de projetos no governo Temer foi concentrada em dois flancos. Pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), cerca de 120 dos 175 empreendimentos previstos foram licitados. Exploração de petróleo, energia (geração e distribuição) e portos tiveram bom desempenho. Nenhum projeto novo em ferrovia foi concluído e em estradas a Secretaria Geral da Presidência tenta concluir a concessão da Rodovia Integração do Sul.
Já o Avançar reuniu 7 mil obras, a maioria de valor até R$ 10 milhões. Segundo o balanço mais recente, de 30 de junho, o programa entregou 30,5% das ações previstos e outras 68,5% das ações estão em andamento. Integra este programa um dos itens do programa final de Temer: o lançamento ao mar do primeiro submarino convencional do Prosub, em 12 de dezembro. O Prosub prevê mais três unidades a óleo-diesel e um primeiro submarino nuclear brasileiro
Projetos finais
O orçamento do programa que o governo chama de Chave de Ouro é de cerca de R$ 1 bilhão. Duas das ações dependem da aprovação de Projeto de Lei de Crédito Especial já em tramitação no Congresso Nacional: a modernização do Porto de Vitória, no Espírito Santo, e a inauguração do Laboratório Acelerador de Elétrons Sirius.
O Chave de Ouro abrange também as inaugurações do Aeroporto de Macapá (AP), de trecho da transposição do Rio São Francisco para chegada da água a Fortaleza (CE), da Adutora Pajeú em Sertânia (PE) e da Ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS). Em educação e saúde, o pacote prioriza as entregas do Hospital de Aparecida de Goiânia (GO) e do Pronto Socorro de Cuiabá (MT), além do Centro de Educação Integral de Bombinhas (SC).
.
Também estão na relação a inauguração da Praça do Pantheon e Deodoro e primeira etapa da Rua Grande, em São Luís (MA); o anel viário de Campo Grande (MS); o Centro de Eventos e Pavilhão de Convenções de Balneário Camboriú (SC);duplicação e restauração da BR-163, entre Jaciara e Cuiabá (MT); Travessia Urbana de Porto Velho (RO).
Até o fim do governo, Temer espera ainda viabilizar o início da produção comercial da plataforma de petróleo P-74, em Búzios (RJ), assinar a ordem de Serviço para a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, em Foz do Iguaçu (PR),celebrar o acordo para construção da terceira ponte entre Brasil e Paraguai, em Porto Murtinho (MS) e dois projetos no Minha Casa Minha Vida: 600 moradias em Vespasiano (MG) e mil unidades em São Félix do Xingu (PA). (com informações da Agência Brasil e dos sites dos programas Avançar e PPI)
Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao
Comentários
Postar um comentário