MONITOR PIB: Ibre registra crescimento de 0,2% em agosto


Na comparação interanual, a atividade econômica apresentou resultados positivos com crescimento de 1,9% no mês e 1,9% no trimestre

A atividade econômica cresceu 0,2% em agosto, no comparativo com julho, conforme o Monitor PIB. O indicador do instituto Ibre, da FGV, variou 1,6% no dado trimestral mível (jun-jul-ago quando comparado ao trimestre mar-abr-mai). A taxa de investimento - proporção da Formação Bruta de Capital Fixo sobre o PIB -, a preços constantes, foi de 18,1% em agosto.

Na comparação interanual, a atividade econômica apresentou resultados positivos com crescimento de 1,9% no mês e 1,9% no trimestre. “Os resultados de agosto apontam, no geral, para a estabilidade do crescimento da atividade econômica. Todas as doze atividades apresentam taxas positivas, na comparação trimestral móvel com ajuste sazonal, à exceção da extrativa mineral (-1,2%)", afirmou Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB-FGV.

O coordenador ressalta que os resultados positivos das informações trimestrais também são consequência  do atípico mês de maio dessas comparações.  "Chama atenção  a retomada do crescimento da construção civil após cinquenta trimestres móveis com taxas negativas. Nota-se, também, o componente de máquinas e equipamentos importados que apresenta, desde setembro de 2017, crescimento médio superior a 13%”, acrescentou Considera.

Neste balanço, o consumo das famílias avançou 2% no trimestre móvel findo em agosto, na comparação interanual. Essa taxa representa uma retomada do crescimento. Todas as categorias de produtos contribuíram positivamente, com exceção dos semiduráveis (-0,1%). A exportação cresceu 0,6% no mesmo período.

confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio