INDÚSTRIA: Supercomputador do Senai-BA realiza 104 trilhões de operações por segundo


Terceira máquina de alta performance, Ògún foi lançado na quarta-feira (24), em solenidade no Cimatec


Capaz de realizar 104 TFlops (trilhões de operações por segundo), o supercomputador Cimatec Ògún foi lançado na quarta-feira (24), pelo Senai-BA. Trata-se do terceiro equipamento supercomputador de alta performance (High Performance Computing - HPC) do Senai Cimatec, centro integrante do sistema da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Uma parte da arquitetura será utilizada pelo Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (Sinapad), uma rede de centros de computação implantada pelo Ministério de Comunicação, Ciência e Tecnologia (MCTC). A pasta federal financiou a aquisição da máquina, via Finep.

 Fabricado pela Atos Bull, parceira do Cimatec em P&D, o supercomputador atuará em simulações relacionadas a cálculos estruturais, dinâmica dos fluidos, conformação de materiais, predição/previsão de eventos, inteligência artificial, entre outros.

 “O HPC está presente, cada dia mais, em nosso cotidiano. Ele está nos medicamentos, investimentos, celulares, nos filmes que vemos no cinema, nos equipamentos de nossos atletas favoritos, nos carros que dirigimos e na gasolina utilizada por eles”, explica o diretor de Big Data e Segurança da Atos Bull na América Latina, Luis Casuscelli.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio