INDÚSTRIA: Sondagem da CNI registra quedas no emprego e na produção
Custo da matéria-prima e variação cambial foram os principais obstáculos. Entidade reconhece que cenário dificulta recuperação do setor
A indústria brasileira registrou queda na produção e emprego em balanço da Sondagem Industrial divulgado nesta terça-feira (23).índice de evolução da produção foi de 47,2 pontos e o de nível de emprego ficou em 49,2 pontos. Como variam de zero a cem pontos, os indicadores mostram queda quando estão abaixo de 50 pontos.
Além disso, o índice de utilização da capacidade instalada caiu 1 ponto percentual em relação a agosto e ficou em 68%. O cenário demonstra maior dificuldade na recuperação do setor, reconhece a Confederação Nacional da Indústria, autora do levantamento.Esta edição da Sondagem Industrial foi feita entre 1º e 15 de outubro com 2.190 empresas. Dessas, 898 são pequenas, 786 são médias e 506 são de grande porte.
“A demanda fraca e a fragilidade financeira das empresas dificultam a recuperação da indústria”, afirma o economista da CNI Marcelo Azevedo. “Há uma expectativa de melhora na demanda e nas exportações. Mas o otimismo é contido”, observa. O custo dos insumos e a variação cambial foram os gargalos mais importantes no período.
O preço da matéria-prima é o terceiro principal problema do setor, atrás da elevada carga tributária (42,7% das respostas) e da demanda interna insuficiente (30,6% das assinalações). A taxa de câmbio, cujo número de menções subiu de 21,8% no segundo trimestre para 24,5% no terceiro trimestre, passou da quinta para a quarta colocação no ranking. No primeiro trimestre de 2018, a taxa de câmbio, com apenas 9,2% das respostas, era o 13º na lista de problemas.
Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao
Comentários
Postar um comentário