PRÉ-SAL: Iniciada produção da plataforma P-69

Foto: divulgação/Petrobrás


Área de Lula Extremo Sul, na Bacia de Santos, é explorada por consórcio operado pela Plataforma. Navio-sonda tem capacidade para 150 mil barris por dia

A plataforma p-69, no pré-sal da Bacia de Santos, iniciou a produção na noite da terça-feira (23). O navio-sonda fica na área de Lula Extremo Sul, operada pelo consórcio BM-S-11 - Petrobrás (65%),  Shell Brasil (25%) e a Petrogal Brasil (10%).

Do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás), a P-69 tem capacidade para produzir até 150 mil barris por dia de óleo por dia e comprimir até 6 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

Com oito poços produtores, a P-69 teve o casco  finalizado no estaleiro Cosco, em Zhoushan (CHI). Já o brasileiro Brasfels, em Angra dos Reis (RJ)), fez integração dos módulos e o comissionamento final da unidade foram feitos no estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Descoberto em 2006,  o Campo de Lula é o maior em produção do país, responsável por 30% do total nacional. O escoamento do petróleo é feito por meio de navios aliviadores, enquanto o gás é escoado pelas rotas de gasodutos do pré-sal.


Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio