MPEs: Após altas, setor tem saldo negativo de empregos março
Segmento confirma movimento registrado no total geral da Bahia (perda de 2.920 vagas) e do Brasil (-63.624), trimestre fechou de forma positiva
Importante geradora de emprego no país, as micro e pequenas empresas fecharam o mês de março com perda de 31,6 mil vagas. O volume é quase metade das perdas do total nacional no período (-63.624) e segue tendência também verificada na Bahia, em que houve fechamento de 2.920 vagas. Os números foram publicados pelo Caged - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego.
“Apesar dos pequenos negócios terem apresentado um saldo negativo em março, o bom desempenho do começo do ano compensou essas demissões”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. Em janeiro e fevereiro, as MPEs criaram 54 mil e 27,3 mil oportunidades com carteira assinada. No comparativo com o mesmo período do ano passado, o saldo dos pequenos negócios foi menos negativo. Em março do ano passado, foram encerradas 46,9 mil vagas.
Quando analisada a geração de emprego por setor no terceiro mês do ano, apenas as micro e pequenas empresas que atuam no setor de Serviços registraram saldo positivo de cerca de 4 mil empregos. Nesse setor, destacaram-se os pequenos negócios que atuam nos segmentos de ensino, de comércio e administração de imóveis, transportes e comunicações e serviços médicos, odontológicos e veterinários. O setor com o maior encerramento de vagas, por parte das micro e pequenas empresas, foi o Comércio com 23,8 mil.
Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao
Comentários
Postar um comentário