COMPRAS PÚBLICAS: Painel reforça pesquisa de preços
Proposta é aumentar a rapidez na cotação de preços, facilitar acesso aos dados das licitações e promover o controle social
O Ministério do Planejamento lançou nesta segunda-feira (24) o Painel de Preços, ferramenta eletrônica que fará cotações no mercado em processos de compras públicas.Junto com o lançamento da ferramenta foi publicada a Instrução Normativa nº 3/2017, que dispõe sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços para aquisição de bens e contratação de serviços em geral.
Dados do Planejamento apontam que a pesquisa de mercado é a etapa mais longa do processo licitatório, com duração de pelo menos 1/3 do tempo total.O Painel de Preços foi criado pela Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, a partir de um sistema já existente. Uma base de dados inicial foi catalogada para que fosse possível desenvolver o sistema, que conta com informações de licitações homologadas em 2015, 2016 e 2017.
“Do ponto de vista do cidadão, o Painel oferece um valioso instrumento de controle social, porque qualquer pessoa poderá ter acesso aos dados que são apresentados e comparar preços de compras de processos similares realizados por diferentes órgãos”, ressalta o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Dyogo Oliveira.
O novo recurso pode ser acessado pelo endereço http://paineldeprecos.planejamento.gov.br. O painel permite refinar a busca por região do País, quantidade de itens e outras especificidades, tudo de maneira gráfica e visual.
Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao
Comentários
Postar um comentário