NORDESTE: Eólicas respondem por mais de 50% do abastecimento de energia, diz ONS


Fonte aproveita constância dos ventos e compensa perda da fonte hidrelétrica devido a seca; fornecimento energético da região está assegurada

A estiagem que há mais de seis anos atinge a Região Nordeste do Brasil, com forte impacto nas usinas da Bacia do São Francisco e afetando a geração de energia hidroelétrica, levou a fonte eólica a responder por mais de 50% da energia fornecida à região.té 2008/9 todo o suprimento energético do Nordeste decorria de fontes hidroelétricas fornecidas pelas usinas da Bacia do São Francisco.

Esse foi o cenário traçado pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata, nesta quarta-feira (30), ao participar da conferência e exposição Brazil Windpower 2017.“O resultado tem sido excepcional, até porque a região é acometida por ventos excepcionais e razoavelmente constantes", disse Barata.
A energia proveniente de fonte eólica já responde em torno de 6% da capacidade da matriz energética brasileira, percentual que tende a se expandir até chegar em torno de 10% a 12% em 2021. A Bahia é o segundo estado em parque gerador, atrás apenas do Rio Grande do Norte.

Garantido

Luiz Eduardo Barata garantiu que o fornecimento da energia para o Nordeste está assegurado. “Hoje podemos dizer que o abastecimento do Nordeste, na maior parte do tempo, está sendo garantido pelos mais de 50% da energia eólica produzida na região. Depois, entra aí nesta equação a fonte térmica, além da energia hídrica que vem do Norte e Sudeste. Mas é evidente que embora assegurado, a complexidade da operação para viabilizar o abastecimento aumentou bastante”, acentuou.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio