CASO SETE BRASIL: Negociação com os credores adiada para outubro
Sem caixa, endividada e sem navio-sonda pronto, empresa criada para produzir plataformas para o pré-sal é lenta até na recuperação judicial
Adriano Villela*
Tendo como sócios fundos de pensão, bancos, o fundo do investimento do FGTS e a Petrobrás, a Sete Brasil é um complexo empresarial dentro de si. Vencedora de duas encomendas da Petrobrás para fornecer navio-sonda para o pré-sal, a empresa tem subsidiárias no exterior, contratou cinco estaleiros, tem parceira de seis grupos que operariam as plataformas (se ficassem prontas) e participa de quase trinta sociedades de propósito específicos (SPE), uma para cada sonda.
Flagrada pela operação Lava Jato, a Sete ficou sem crédito no mercado. Com caixa combalido, endividada e sem plataforma concluída, a empresa pediu recuperação judicial em 2016 que se arrasta até hoje. A assembleia de credores que seria realizada nesta segunda (28) para analisar o novo plano de recuperação judicial, entregue à Justiça no início do mês. Acredita-se que o adiamento foi causado pelas renegociações com a Petrobrás.
No dia 23 de junho, a Petrobras informou que sua diretoria havia autorizado o reinício das conversas com a Sete. O novo plano abrangeria quatro das 29 sondas previstas e cuja entrega deveria ter sido iniciada em 2015. Seriam mantidas apenas as encomendas entre 70% e 90% de execução e com estaleiros com capacidade para concluir os trabalhos. Há a possibilidade de o acordo ser fechado em seis a oito unidades.
Com dívida de R$ 19,3 bilhões, a Sete Brasil espera que os estaleiros arquem financeiramente com a finalização. Os fornecedores ficariam com o direito de vender os equipamentos caso a Sete volte a não honrar com os pagamentos. Outra possibilidade é conseguir uma injeção de US$ 4,345 bilhões. A prioridade sobre o fluxo de caixa iriam para as instituições que emprestarem os recursos. Os atuais credores - que só começariam a receber a partir de 2020 - teriam que dá aval a este plano. (com informações da Folha de Pernambuco)