INDÚSTRIA: Empresas diminuem ritmo de demissões, destaca pesquisa da CNI
Produção no setor parou de cair; nível de confiança está em evolução. Estoques e ociosidade, contudo, permanecem altos
De acordo com a Sondagem Industrial divulgada hoje (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice de evolução do número de empregados alcançou o maior patamar desde março de 2014. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando ficam abaixo dos 50 pontos, mostram queda na produção e no emprego. O índice de evolução do número de empregados alcançou 48,2 pontos.
Quando consideradas apenas as indústrias de grande porte, o índice de evolução do número de empregados alcança 49,5 pontos, próximo da linha divisória. Segundo a CNI, o dado revela que essas empresas praticamente interromperam os cortes de pessoal em julho. O indicador de expectativa em relação ao número de empregados subiu para 49,4 pontos em agosto. O índice de evolução da produção subiu para 50,5 pontos em julho. De acordo com o estudo, isso indica estabilidade na produção da indústria. Nas indústrias de grande porte, o indicador de evolução da produção subiu para 53,3 pontos.
O levantamento aponta, no entanto, que há excesso de estoques e a ociosidade continua elevada. O índice de evolução de estoques em relação ao planejado ficou em 51 pontos, o maior valor desde dezembro de 2015. Quando o indicador está acima dos 50 pontos mostra que os estoques estão acima do planejado pelas empresas. O indicador de utilização da capacidade instalada ficou em 65%, o mesmo percentual registrado em julho de 2016.
Confiança
O Índice de Confiança da Indústria cresceu 1,5 ponto e chegou a 92,3 pontos em uma escala de zero a 200 na prévia de agosto do indicador. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a melhora foi provocada por aumentos tanto na percepção do persente (+ 0,9 ponto percentual) e na expectativa de futuro (1,9 ponto maior).O resultado preliminar de agosto indica queda de 1 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria, que segundo a FGV foi para 73,7%. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima terça-feira (29).
Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao
Comentários
Postar um comentário