ELETROBRAS: União pretende abrir mão do controle da Eletrobrás

Foto: Agência Brasil
Proposta para venda de ações foi apresentada por ministro ao presidente Temer e comunicado ao mercado
Controlador de 51% das ações com direito a voto da Eletrobras, o governo federal vai abrir mão desta condição. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, ao presidente Michel Temer e comunicado ao mercado. O anúncio acontece no mesmo dia em que a Justiça Federal concedeu liminar barrando a venda de quatro hidrelétricas da Cemig.
A Eletrobras tem valor de mercado em torno de R$ 19 bilhões e dívidas de R$ 38 bi. O ministro Fernando Coelho Filho alega que não há mais formas de manter a estatal sem a entrada de novos investidores. E, em razão da situação econômica geral do país, não há espaço para recorrer a aumento de tarifas ou encargos.
“Esse movimento permitirá à Eletrobras implementar os requisitos de governança corporativa exigidos no novo mercado, equiparando todos os acionistas – públicos e privados – com total transparência em sua gestão”, informou o ministério, em nota. O governo permanecerá como acionista, recebendo dividendos ao longo do tempo, e a União manterá poder de veto na administração da companhia, garantindo que decisões estratégicas no setor sejam preservadas.
No fato relevante ao mercado, a Eletrobras esclareceu que a efetivação da operação depende de autorizações governamentais e do Conselho de Administração, avaliação das autorizações legais e regulatórias que serão necessárias, avaliação do modelo a ser adotado e observância dos procedimentos específicos, por ser tratar de sociedade de economia mista, de capital aberto.
Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao
Comentários
Postar um comentário