IPEA: Demanda por bens industriais cai em setembro



Recuo foi causado tanto nas importações como na produção interna. Apesar disso, terceiro trimestre fechou com saldo positivo

O Indicador Ipea Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais apontou recuo de 2,3% em setembro, na comparação com o mês anterior. O resultado, divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi puxado pela queda de 4% nas importações de bens industriais, acompanhada de um recuo de 1,3% na produção interna líquida (bens produzidos no país, excluídos aqueles destinados à exportação).

“Apesar da queda de setembro, o terceiro trimestre fechou com alta de 2,7% em relação ao trimestre anterior e de 4,1% em relação ao mesmo período de 2017”, destaca o técnico de planejamento e pesquisa do Ipea e autor da análise, Leonardo Mello de Carvalho.

Na comparação com o mesmo período no ano passado, a demanda interna por bens industriais caiu 1,8% em setembro. O resultado é similar ao desempenho apresentado pela produção industrial, que registrou queda de 2% segundo o IBGE.

No acumulado de 12 meses, a demanda por bens industriais seguiu ritmo de crescimento mais intenso que o apresentado pela produção industrial: 5,1% e 2,7%, respectivamente.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018