FERROVIA: Norte-Sul terá outorga mínima de R$ 1,35 bi

Trecho entre Poroto Nacional (TO) e Anápolis (GO) está concluído), enquanto a ligação entre Ouro Verde (GO) e Estrela D'Oeste (SP) está 96,5% executado

Com edital lançado nesta quinta-feira, a subconcessão para a operação da Ferrovia Norte Sul terá valor mínimo de outorga  de R$ 1,35 bilhão, com prazo de concessão de 30 anos. A estimativa é que ao final da concessão a capacidade operacional do trecho chegue a 22,73 milhões de toneladas. Devem ser investidos R$ 2,7 bilhões.

A subconcessão contempla dois trechos.  Atualmente, a parte entre Porto Nacional (TO) e Anápolis (GO), com 855 quilômetros, já está concluída. Ja a linha de Ouro Verde (GO) até Estrela D’Oeste, 682 quilômetros, está  96,5% executada.

Outros projetos

Os 12 aeroportos que também tiveram editais lançados  serão concedidos em três blocos – Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste – pelo prazo de 30 anos. Os investimentos são de R$ 2,15 bilhões para o Nordeste, formado por Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa e Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Juazeiro do Norte (CE).

Para o bloco Centro-Oeste, composto por Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta (MT), o valor é de  R$ 770 milhões; e serão aplicados R$ 591 milhões nos terminais de Vitória (ES) e Macaé (RJ), no sudeste. O valor mínimo de outorga para arrematar os 12 terminais será de R$ 2,1 bilhões.

No setor de portos, serão arrendados quatro terminais, sendo: três em Cabedelo (PB) e um em Vitória (ES). Os terminais paraibanos (AI-01, AE-10 e AE-11) vão movimentar quase R$ 71,5 milhões em investimentos. O prazo de concessão será de 25 anos, exceto AE-10 que será de 35 anos. Já no terminal capixaba (VIX-30) são estimados R$ 128 milhões em 25 anos.

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