ENERGIA: Chesf testa usina fotovoltaíca em Sobradinho

Sistema de utilização de área de reservatório é pioneiro no Brasil. Planta piloto começa a operar em dezembro

Uma usina de energia solar começou a ser implantada no reservatório da UHE de Sobradinho, pela Chesf. A planta piloto de painéis solares  deve entrar em operação em dezembro. Esse sistema de geração concentrada de energia fotovoltaica em usinas utilizando a área de reservatórios é pioneiro no Brasil, onde convencionalmente usa-se o solo.

A plataforma flutuante já instalada em Sobradinho tem 7,3 mil módulos de placas solares, área total de 10 mil metros quadrados e capacidade de gerar 1 megawatt-pico (MWp).Segundo a Chesf, o objetivo é avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do projeto.

Se aprovado, o tipo de empreendimento estará presente em leilões de venda de energia. “Isso pode ser muito bem replicado em lugares onde o Brasil é rico em rios, na Amazônia e regiões do Centro-Oeste”, avaliou o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf, José Bione.

Quando o projeto Sobradinho estiver concluído, com 5MWp, a usina flutuante deverá contar com 35 mil módulos e 50 mil metros quadrados de área sobre o reservatório de Sobradinho. O investimento total da Chesf é R$ 56 milhões. (com informações da Agência Brasil).

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018