RELATÓRIO DE INFLAÇÃO: BC amplia projeção de crescimento


Segundo documento divulgado nesta quinta-feira, PIB terá expansão deste ano de 0,7%, e não apenas 0,5% da previsão anterior

Após a divulgação do comportamento positivo do PIB no segundo trimestre, os analistas passaram a trabalhar com um crescimento este ano maior do que 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Nesta quinta-feira (21), foi a vez do Banco Central elevar sua previsão para o crescimento do PIB de 2017 de 0,5% para 0,7%.

Considerando que a execução orçamentária este ano tem como base um movimento do PIB de 0,5% positivos, a estimativa nova do BC pode ajudar o governo federal a fechar as contas e conseguir, ao menos, cumprir a meta de déficit primário máximo de R$ 159 bilhões.

Para o Banco Central, indicadores recentemente divulgados têm mostrado “surpresas positivas, ensejando perspectivas favoráveis para o crescimento da atividade”. Na revisão da estimativa, o crescimento do PIB é puxado pelo setor agropecuário. A projeção do crescimento anual da agropecuária passou de 9,6% para 12,1%.

Segundo o relatório  divulgado nesta quinta, o setor de serviços deve apresentar desempenho ligeiramente melhor do que o previsto anteriormente (expansão de 0,1% na comparação com redução de 0,1%). O BC projeta ainda aumento do consumo das famílias (0,4%) e uma redução do investimentos mais profunda  (de 0,6% para 3,2%).

Segundo o  BC, a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficará em 3,6% neste ano. Em junho, no último relatório de inflação, a estimativa era de que a inflação ficasse pouco abaixo de 4%.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018