MPE: Cai volume de crédito tomado pelos pequenos negócios


Restrição da concessão pelos bancos é o fator principal do recuo, segundo dados do BC analisados pelo Sebrae


 De acordo com estudo do Sebrae, elaborado com dados do Banco Central, o valor da Carteira de Crédito Ativa, em termos reais, caiu 37% para as microempresas, 36% para as pequenas . Médias e grandes empresas também enfrentam reduções, mas de valores menors (23% e 15%, respectivamente).Além da quantia emprestada, a participação das micro e pequenas empresas no total da Carteira de Crédito Ativa do setor bancário caiu de 17,5%, no 4º trimestre de 2014, para 14,4%, no primeiro trimestre de 2017.

Os bancos públicos são os principais fornecedores de crédito para os pequenos, com 50% do valor da Carteira de Crédito Ativa; em segundo lugar estão os privados com 37%, seguido pelos estrangeiros com 14%. O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, aponta entre os motivos para a queda  o esgotamento da política expansionista anterior e a recessão econômica. 

A seu ver, apesar dos bancos brasileiros serem considerados instituições sólidas, rentáveis e com fartos canais de atendimento,  o acesso  aos serviços financeiros é limitado e caro. “Temos que mudar essa realidade. Temos um sistema financeiro concentrado que se utiliza disso para cobrar juros pornográficos. Isso impede o crescimento dos pequenos negócios, que são essenciais para a melhoria da economia brasileira”.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018