INFRAESTRUTURA: Câmara aprova MP que cria passagem para a Ferrogrão



Estrada de Ferro EF-170 e capiamento de trechos da BR-163 agilizarão escoamento de grãos pelos terminais do arco norte

A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (16) a alteração dos limites do Parque Nacional do Jamanxin, no Pará, visando abrir passagem para a Ferrogrão. A estrada de ferro EF-170 vai ligar Sinop(MT), na região produtora de grãos, ao Muritituba (PA).

Pelo texto-base do projeto serão excluídos 862 hectares (um hectare tem uma área equivalente à de um campo de futebol) do Parque Nacional de Jamanxin, localizado nos municípios de Itaituba e Trairão, e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, localizada nos municípios de Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão, para a passagem da ferrovia.

A intenção do governo é compor, com a EF-170, um corredor de exportação de grãos unindo Sinop, em Mato Grosso, a Miritituba, no Pará, para possibilitar o uso de portos da Bacia Amazônica. A ferrovia  servirá de alternativa ao transporte na BR-163, atualmente utilizada  no escoamento da safra do Centro-Oeste. Em março, em regiões de terra batida, a rodovia causou engarrafamentos após caminhões atolarem.

Confira nossa Fanpage

https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/

Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018