IMPOSTOS: Cachaça, casaco de pele e cigarro são os produtos mais tributados


Carga tributária é lembrada pela associação Proteste na passagem de dia dedicado a protestos

Com percentual de tributos embutidos que chega a 81,87%, 81,86% e 80,42%, a cachaça, o casaco de pele de vision e o cigarro são os produtos mais onerados por impostos no Brasil. O levantamento é do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e foi destacado pela associação de defesa do consumidor Proteste pelo Dia da Liberdade de Imposto, celebrado em 12 estados brasileiros em 1º de junho.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informa que o consumidor no Brasil paga entre 48,2% a 54,8% de tributos se somar todos os impostos ao comprar um carro. Na moto, a fatia abocanhada é maior (64,65%). Nas bebidas, outra preferência nacional, a caipirinha, direciona 76,66% do seu custo final aos cofres públicos.

Para Henrique Lian, diretor de relações institucionais e mídia da Proteste, a data é importante para advertir e conscientizar o consumidor sobre os altos tributos. “Pagamos impostos de primeiro mundo e mesmo assim, recebemos serviços que deixam a desejar. O Dia da Liberdade de Impostos serve para que o consumidor reflita sobre esses encargos e esteja atento quanto a onde seu dinheiro é aplicado cobrando, igualmente, serviços públicos de qualidade” comenta.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018