INDICADORES: Confiança empresarial cresce 1,2 ponto em maio


Pesquisa considera o cenário agregado de sondagens do Ibre/FGV na indústria, comércio, serviços e construção

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) avançou 1,2 ponto em maio na comparação com abril  e atingiu 86,4 pontos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (31), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Com o resultado de maio, na avaliação do superintendente de Estatísticas Públicas da FGV, Aloisio Campelo Jr., a confiança empresarial manteve a tendência de alta observada desde o início do ano. “A boa notícia é a redução virtuosa da distância, ainda grande, entre o nível dos indicadores que medem a percepção sobre o presente e os de expectativas”, disse Campelo Jr.

A partir deste mês, a FGV passa a divulgar o ICE com a agregação dos indicadores-síntese das quatro sondagens empresarias produzidas pelo Ibre/FGV, consolidando os índices de confiança dos quatro macrosetores cobertos pelas sondagens empresariais produzidas pelo instituto: indústria, serviços, comércio e construção.

A má notícia, entretanto,  é que a maior parte da coleta de dados aconteceu quando uma nova crise política foi deflagrada no país, em 17 de maio, por revelações que levaram a abertura de inquérito contra o presidente Michel Temer. “O aumento da incerteza provocado por eventos dessa natureza tende a impactar negativamente as expectativas”, admitiu o pesquisador.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018