EXPORTAÇÕES: Sebrae quer incentivos para pequenos negócios


Quebrar barreiras da burocracia e construir uma relação comercial mais intensa com países vizinhos e lusófonos foram sugeridas por Guilherme Afif Domingos

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, defendeu a criação de uma política de comércio exterior para micro e pequenos negócios. A seu ver, falta mais integração entre os órgãos governamentais que atuam nas exportações.O executivo  dados de um estudo do Sebrae sobre o desempenho das micro e pequenas empresas nas exportações no período de 2009 a 2016.

 Apesar das barreiras burocráticas, o número de pequenos negócios exportadores registrou um crescimento de 12% em 2016, frente ao ano anterior.Outro ponto destacado foi o aumento do valor total exportado pelas micro e pequenas empresas, em contrapartida o movimento verificado entre as médias e grandes empresas.

 Em 2016, as MPE faturaram US$ 998 milhões em vendas para fora, o que significou alta de 6% em relação ao ano anterior. O estudo foi feito em parceria com  a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex).

Para o dirigente,  é preciso também enfrentar as barreiras da burocracia e construir um comércio bilateral entre nossos vizinhos do Mercosul e outros países lusófonos. Afif sugeriu um “sistema livre de comércio” para facilitar o encontro de empresas brasileiras e estrangeiras em plataformas digitais. “É fazer de tal forma que vender para um país vizinho seja tão fácil quanto vender para um estado brasileiro”, frisou.

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018