AGRICULTURA: Brasil sediará encontro internacional sobre cacau em 2018

Na Bahia, evento realizado no hotel Deville celebrou a formação de Arranjo Produtivo Local visando a produção de chocolate

A produção de chocolates gourmet e com alto valor agregado no Brasil (somente a Bahia tem mais de 30 marcas), fez o país ser escolhido para sediar a reunião anual da World Cocoa Foundation- WCF (Fundação Mundial do Cacau), em 2018. O Partnership Meeting (Reunião de Parceiros) definirá ações voltadas às parcerias público-privadas do setor cacaueiro internacional, visando à sustentabilidade da cacauicultura em todo o mundo. Será realizado em São Paulo, de 23 a 24 de outubro de 2018, com a participação dos países produtores e consumidores de cacau, o que renderá ao país convênio com benefício voltado à cadeia produtiva brasileira.

Na Bahia, durante o Cacau 2035, no Hotel Deville (Salvador), foi firmado um protocolo de intenção para criação do Sistema de Arranjo Produtivo Local (APL) do Cacau e Chocolate. Assinaram o documento o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, o ex-governador Jaques Wagner, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, juntamente com Guilherme Moura, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Eduardo Bastos, da Associação Nacional das Indústrias Processadoras do Cacau (AIPC), e Milton Andrade Junior, do Sindicato Rural de Ilhéus (SRI).

Segundo Osanar Nascimento, agricultor e membro da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), de Ibicaraí, a expectativa  é fortalecer a cadeia do produto com um novo modelo de empreendedorismo na região cacaueira. “Aprendemos a conviver com a praga (vassoura de bruxa), mas queremos também aprender um novo modelo de trabalho com a lavoura cacaueira. Queremos a transformação não só da amêndoa, mas também dos nibs e do chocolate, agregar valor, aumentar expectativa de lucro do produtor, aquele que realmente faz todo processamento para adquirir uma amêndoa de qualidade", disse, durante a Cacau 2035.

Secretário de Meio Ambiente do Estado, Geraldo Reis anunciou oficialmente a portaria  publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21) que vai beneficiar produtores do cacau cabruca. Com a norma, o produtor rural poderá fazer o manejo considerado adequado desse sistema, tendo em vista o aumento da produtividade de cacau na região sul da Bahia.


Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018