AEROPORTOS: Grupos que arremataram concessões já operam em diversos países



Vinci Airports transportou 132 milhões de passageiros, nos 35 terminais do Japão, Portugal, Camboja, República Dominicana, Chile e França que estão sob sua responsabilidade

Os grupos francês, suiço e alemão que arremataram os quatro aeroportos brasileiros leiloados nesta quinta já têm experiência em outros terminais em diversos países. A Vinci Airports  administra 35 aeroportos em seis paíse (Japão, Portugal, Camboja, República Dominicana, Chile e França). No ano passado, os terminais atenderam mais de 132 milhões de passageiros. Com oferta inicial de R$ 660,9 milhões - ágio de 113% - o consórcio francês vai gerir por 30 anos o aeroporto internacional de Salvador.

A empresa alemã Fraport, que ficou com os equipamentosde Porto Alegre e Fortaleza, atualmente opera seis aeroportos na Europa, entre eles o  de Frankfurt, cidade sede da empresa, além dos terminais de Hannover, também na Alemanha, outros dois na Bulgária, um na Rússia e outro na Eslovênia. A Fraport, que no ano passado registrou movimentação de mais de 150 milhões de passageiros, também opera três terminais na Ásia e um no Peru.

O vencedor da concessão do Aeroporto Internacional de Florianópolis (RS) foi a operadora suíça Zurich International Airport, que administra o terminal de Zurique, na Suíça (também cidade que abriga o grupo), com circulação de 25 milhões de passageiros por ano. O aeroporto de Florianópolis foi licitado por R$ 83,3 milhões, ágio de 58%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio