APAGÃO: Pane energética atingiu 70 milhões de pessoas

ONS confirma para segunda-feira reunião com empresas envolvidas. Órgão alega necessidade de levantar e processar dados

A falha na Subestação Xingu, que liga a Usina de Belo Monte para o sistema nacional de energia, atingiu 70 milhões de pessoas. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a pane trouxe danos, em maior ou menor grau, em todas as regiões brasileiras - em 13 estados do Norte e Nordeste o apagão foi completo.

Nesta quinta-feira, quando confirmou para segunda-feira (26) uma reunião com empresas envolvidas para investigar as causas da pane, o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, sustentou que o apagão no Norte e Nordeste do país não significa fragilidade no sistema elétrico brasileiro.

"Quero deixar clara a nossa convicção de que o distúrbio de ontem (quarta, 21) não pode e não deve significar qualquer tipo de fragilidade no sistema". A subsestação do Xingu foi inaugurada há três meses, como parte do Linhão que liga Belo Monte ao centro-oeste e o sudeste. A falha prejudicou a transmissão de cerca de 22,5% de toda a capacidade de geração energética brasileira.

Segundo Barata, as causas do apagão devem ser conhecidas em até 15 dias. Barata explicou que será possível definir se o problema se deu por uma falha humana ou de equipamento. Nenhuma das duas hipóteses está descartada. "A responsabilização só vai acontecer depois de uma análise muito cuidadosa", afirmou.“A determinação das causas da perturbação exige a análise de uma grande quantidade de informações e já está em curso".

Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio