ENERGIA: Governo avalia nova licitação do Linhão de Tucuruí

Agência negocia com concessionária um reequilíbrio do contrato de construção da linha de transmissão. Processo que pode recomendar a cassação da concessão segue em análise.

 O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, afirmou em entrevista ao G1 que órgão pode recomendar uma nova licitação da linha de transmissão Manaus-Boa Vista, conhecida como Linhão de Tucuruí.  Segundo Pepitone, isso pode ocorrer se o governo e a concessionária da obra não chegarem a um consenso sobre como reequilibrar o contrato de construção da linha.

o processo que pode recomendar ao Ministério de Minas e Energia a cassação da concessão continua em análise pela agência, mesmo com a decisão do governo de considerar a obra como de interesse nacional.   “Estamos com um possível processo de caducidade avançado. A condução da caducidade já está na diretoria, com relator escolhido e também é uma possibilidade nesse contexto”, disse.


  De acordo com o presidente da Aneel, para que as obras tenham início faltam duas questões a serem resolvidas: a licença ambiental de instalação e o valor que a concessionária receberá para construir e operar a obra.

  No leilão o consórcio concordou em receber R$ 121,128 milhões por ano para construir e operar o empreendimento.  A negociação envolve uma ampliação do prazo de concessão, já que a empresa atrasou o início das obras em mais de oito anos por falta de licença, ou um aumento do pagamento anual que a empresa receberá, já que o consórcio terá um prazo menor para receber pelo investimento feito. Do G1, editado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio