EM FEVEREIRO: Produção industrial recupera queda de janeiro

Apesar da alta de 0,7%, um destaque foi o tombo nas indústrias extrativas (-14,8%), em grande parte devido à tragédia da Vale em Brumadinho (MG)

Em fevereiro de 2019, a produção industrial nacional cresceu 0,7% frente a janeiro (série com ajuste sazonal), eliminando a queda de 0,7% do mês anterior.O dado é do IBGE. Apesar da retomada, um dos destaques foi a queda das indústrias extrativas (-14,8%), pressionado pela queda na produção de minérios de ferro relacionada ao rompimento de uma barragem na região de Brumadinho (MG).


No confronto com fevereiro de 2018 (série sem ajuste sazonal), a indústria cresceu 2,0%, interrompendo três meses consecutivos de taxas negativas e acumulando redução de 0,2% em 2019. O acumulado nos últimos 12 meses (0,5%) repetiu o resultado anterior, mas permanece em desaceleração desde julho de 2018 (3,3%).


O avanço  da atividade  de janeiro para fevereiro de 2019, reflete o crescimento de três das quatro categorias econômicas e 16 dos 26 ramos pesquisados.

Entre as atividades, as principais influências positivas vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (6,7%), produtos alimentícios (3,2%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio