SERASA: Cadastro Positivo pode favorecer 137 milhões de consumidores
População adulta da região Nordeste seria a mais beneficiada, segundo instituição
Caso sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, o Projeto de Lei Complementar 54/19 vai favorecer 137 milhões de consumidores brasileiros, especialmente no Nordeste. O dispositivo prevê a inclusão automática dos consumidores no Cadastro Positivo. OPLC foi aprovado pelo Senado na quarta-feira (13).
Ainda de acordo com estudo da Serasa Experian, integram os beneficiários os 22,6 milhões de cidadãos (14,6% da população adulta) que atualmente estão fora do mercado de crédito e que seriam totalmente incluídos por já apresentarem um histórico favorável de adimplência. O levantamento revela ainda uma redução de juros para 74% das pessoas acima de 18 anos que hoje possuem acesso ao crédito.
“Este sistema de referência internacional é a melhor forma de saber o comportamento financeiro do consumidor e promover o crescimento sustentável do mercado de crédito”, disse o presidente da Serasa Experian e Experian América Latina, José Luiz Rossi. O estudo – feito a partir de simulações baseadas em modelos estatísticos – também apontou uma injeção da ordem de R$ 1,3 trilhão na economia do país.
Comentários
Postar um comentário