INTERNACIONAL: Desempenho industrial chinês é o menor em 17 anos
Importador de comoditties brasileiros, país asiático realiza ações de fomento, mas medidas têm demorado para fazer efeito
O crescimento da produção industrial da China caiu para a mínima de 17 anos nos dois primeiros meses do ano. A taxa de desemprego subiu, indicando mais fraqueza na segunda maior economia do mundo que deve provocar mais medidas de estímulo econômico por Pequim.
Pressionada pela demanda fraca tanto interna quanto externamente, a produção industrial da China cresceu 5,3% cento em janeiro-fevereiro, menos do que o esperado e a taxa mais lenta desde o início de 2002. A expectativa era de que o crescimento desacelerasse a 5,5 %, de 5,7 % em dezembro.
A China está aumentando a assistência à economia uma vez que o crescimento em 2019 deve cair para mínimas de 29 anos, mas medidas de suporte estão levando tempo para fazer efeito. A maioria dos analistas acredita que a atividade pode não se estabilizar de forma convincente até meados do ano.
“Os dados mais recentes devem aliviar parcialmente as preocupações com uma forte desaceleração no início do ano. Mas o cenário de curto prazo ainda parece pessimista”, disse a Capital Economics em nota.
Comentários
Postar um comentário