IPEA:Investimentos sobem em junho, mas trimestre termina no negativo

Confira nossa fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao


Formação bruta de capital fixo cresceu 9,4% no mês, mas  recuperação, no entanto, não impediu segundo trimestre tivesse recuo de 0,9%

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou alta de 9,4% em junho, resultado que compensou quase toda a queda de 10,4% observada em maio – provocada, em grande parte, pela greve dos caminhoneiros.

No entanto, o crescimento do último mês de junho não foi suficiente para impedir que o indicador de investimentos fechasse o segundo trimestre de 2018 com variação negativa de 0,9% frente ao período janeiro-março.

Em relação a junho de 2017, o indicador foi 5,9% superior. Por sua vez, na comparação do segundo trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, os investimentos tiveram uma expansão de 5,1%. Com isso, o resultado acumulado em 12 meses foi uma alta de 2,9%.

Entre os indicadores que compõem a FBCF, foi verificada em junho uma elevação de 20% no consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came), que corresponde à produção doméstica líquida das exportações e acrescida das importações.

O indicador de construção civil recuperou boa parte das perdas que haviam sido registradas em maio:  alta de 9,7% em junho. Ainda assim, o setor encerrou o segundo trimestre com retração de 3,4%. Por fim, o indicador da FBCF denominado “outros ativos fixos” permaneceu estável.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAIXA: Feirão é aberto com 25 expositores

MPES: Banco do Nordeste financiou R$ 563 milhões em 2018

INFLAÇÃO: IPC-S acumula alta de 4,32% em 2018