ENERGIA: Brasil quer revisar aspectos financeiros do tratado de Itaipu
Entre outros pontos, a discussão vai recair sobre o custo da tarifa e a possibilidade de a energia da usina ser vendida a qualquer comprador
O Ministério de Minas e Energia quer revisar o Anexo C , que trata da parte financeira do acordo, do tratado firmado com o Paraguai sobre a Hidrelétrica Binacional Itaipu. Para tanto, criou um grupo de trabalho que terá 60 dias para apresentar um plano de trabalho com as etapas necessárias para conclusão dos estudos.
Assinado em 1973, o tratado prevê que, em 2023, haverá revisão dos valores para venda da energia produzida pela usina.Tanto o Brasil quanto o Paraguai têm direito a 50% da energia produzida, mas parte da eletricidade destinada ao país vizinho é vendida para o Brasil.
Entre outros pontos, a discussão sobre a revisão do Anexo C vai recair sobre o custo da tarifa e a possibilidade de a energia da usina ser vendida a qualquer comprador, e não somente a Brasil e Paraguai. Depois dessa data, nova revisão só ocorrerá em 2073.
A Usina de Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada. Atualmente, a usina responde por 17% do mercado brasileiro de eletricidade e 85% do consumo paraguaio. (Da Agência Brasil)
Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
twitter: @aricomunicacao
Comentários
Postar um comentário