OPINIÃO: A forra do Menelaw à farra arbitrária da Espanha

Que limitasse o espaço em que esta espera transcorreria, vá lá, mas jamais o embarcar de volta ao Brasil , impedindo a sua entrada em outro país, uma sobrena Itália que, ao que se sabe, não pode receber seu convidado sem sequer ser ouvida.

Adriano Villela

Adorei a forma escolhida pelo artista plástico baiano Menelaw Sete para protestar contra sua arbitrária deportação da Espanha, sofrido no última semana. Atingido pessoal e profissionalmente, posto que fora punido sem motivo e impedido de expor sua arte na Itália e na Suiça, lançou mão de prozaícos caderno e caneta - instrumentos mais comuns na lida de nós repórteres - para desenhar os horrores que viu e viveu.
O gesto, pela inventividade, merece uma mostra com o melhor da técnica e do talento que o artista baiano tiver a seu alcance. Não quero aqui discutir o mérito estético dele, mas da violência que o atingiu. Imagine o que não acontece com brasileiros desconhecidos. Cada voz, cada pena ou cada pincel é pouco na luta para evitar outras Guernicas, nome de tela do brilhante Pablo Picasso que registrou para sempre as crueldades da guerra civil espanhola. 
A mim não resta dúvida da arbitrariedade das autoridades espanholas, tendo em vista que o brasileiro não ia entrar em território espanhol, mas aguardar uma conexão para a Itália, que o convidou. Que limitasse o espaço em que esta espera transcorreria, vá lá, mas jamais o embarcar de volta ao Brasil , impedindo a sua entrada em outro país, uma sobrena Itália que, ao que se sabe, não pode receber seu convidado sem sequer ser ouvida.Em um único gesto eles conseguiram promover um incidente envolvendo três países.
Denuncie mesmo, Menelaw Sete. Muita gente da mídia quer te ouvir, pois vc, ao ser maculado ao tentar realizar seu trabalho, virou nossa voz para evitar que a Espanha não se faça de polícia da Europa ou do Mundo para esconder a grave crise econômica espanhola, em que a Grécia é a bola da vez, mas a hora da Península Ibérica chegará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio