NOTÍCIA: Editora da Ufba lança livro sobre a primeira secretária de estado da Bahia



Também foi a primeira mulher na história da UFBA a ser adjunto do reitor para assuntos de Ensino, Pesquisa e Extensão e primeira baiana a se tornar diretora do Banco Mundial da Mulher na Bahia. Foi, ainda, a primeira presidenta baiana da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), dentre outras ações pioneiras.


Da assessoria (adaptado)

Será lançado amanhã, terça-feira (08), às 19h, no Palácio da Reitoria, bairro do Canela, em Salvador, o livro Ivete Oliveira – ícone da enfermagem no Brasil preparado pela Edufba, a editora da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Ivete Oliveira foi professora emérita da UFBA, =a primeira mulher na história da Bahia a assumir uma Secretaria de Estado, a do Trabalho e Bem Estar Social (1975-1979), e  primeira diretora do Instituto de Assistência e Previdência dos Servidores do da Bahia, o antigo IAPSEB (hoje Planserv).
“Ivete Oliveira tornou-se símbolo brasileiro da Enfermagem, sendo uma tenaz defensora da participação da mulher em todas as atividades e pertenceu ao nosso Conselho (1985 a 1993), para honra e memória da nossa instituição”, diz o presidente da Associação Comercial da Bahia, Marcos de Meirelles Fonseca. “A UFBA merece parabéns pela iniciativa”, completa Fonseca. Para a presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Consuelo Ponde de Sena, Ivete foi uma das mais expressivas lideranças femininas da Bahia e até do Brasil. “Ela marcou sua trajetória existencial com exemplos de trabalho, dignidade, senso de responsabilidade e liderança incontestável”, afirma Consuelo Pondé.
Graduada em Enfermagem pela UFBA e em Filosofia pela Universidade católica do Salvador (UCSAL), Ivete cursou pós-graduação em Pedagogia na Universidade de Boston e Metodologia da Pesquisa na Universidade da Califórnia, entre 1950 e 1970, nos Estados Unidos. Foi vencedora de duas seleções da Fundação Rockefeller, bolsista da Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS). Participou de trabalhos e experiências na Universidade da Flórida, em Gansville (EUA), e Universidade Del Valle, em Cali, na Colômbia. “Ivete Oliveira foi uma profissional extremamente séria e competente e um ser humano de uma sensibilidade admirável. A Bahia perdeu uma grande mulher e uma grande cidadã”, afirma Liliana Mercuri, pró-reitora de Extensão da UCSAL.
O livro tem textos do professor Roberto Santos – ex-reitor, ex-governador, ex-ministro da República e atual presidente da Academia de Ciências da Bahia -, da professora da Universidade de São Paulo (USP), Taka Oguisso, ex-diretora Executiva Adjunta do Conselho Internacional de Enfermeiras (Genebra/Suíça) e presidente da Academia Brasileira de História da Enfermagem.  “Já conhecia Ivete de nome e fama, mas tive oportunidade de ter contato pessoal em 1978 quando ela estava como secretária de Estado, com percepção muito clara da área sob sua responsabilidade, admirada e respeitada pela equipe, e ainda mantendo seu forte vínculo com a UFBA”, comenta a reitora da Ufba, Dora Leal Rosa. Será exibido ainda um vídeo-homenagem para a biografada.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio