AUTISMO: Palestra indica nova forma de tratamento
A abordagem da especialista vai de encontro ao modelo de tratamento tradicional, que é o neurológico. Geórgia, que é pesquisadora em autismo da Federação Brasileira de Homeopatia e membro do Programa de Homeopatia da Secretaria Estadual da Saúde do Rio de Janeiro, tem trabalhado com as mais atuais discussões sobre a relação entre nutrição e comportament
Da Assessoria
O Centro de Estudos e Atenção ao Desenvolvimento Infantil (CEADI) promove nesta sexta-feira, dia 18 de maio, às 19h30, na Associação Baiana de Medicina, em Ondina, a palestra "A Biologia do Autismo: Um novo modelo de tratamento". O evento será conduzido pela pediatra, homeopata e especialista em saúde mental, Geórgia Regina Fonseca, que propõe uma reflexão de que o autismo pode ser dinâmico, ou seja, consequente a mudança celulares por todo o sistema orgânico e não apenas no cérebro.
A abordagem da especialista vai de encontro ao modelo de tratamento tradicional, que é o neurológico. Geórgia, que é pesquisadora em autismo da Federação Brasileira de Homeopatia e membro do Programa de Homeopatia da Secretaria Estadual da Saúde do Rio de Janeiro, tem trabalhado com as mais atuais discussões sobre a relação entre nutrição e comportamento, que indicam que os transtornos de desenvolvimento infantis não estão relacionados apenas a questões neurológicas.
A especialista iniciou a busca pelas causas do autismo diante do aumento crescente do índice de nascimento de crianças portadoras do transtorno do desenvolvimento. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgados em 2010, estima-se que existam cerca de 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo.
Esse novo modelo tem sido uma das linhas seguidas para a compreensão e tratamento dos sintomas do autismo em diversos países. No Brasil, Geórgia é uma das principais representantes dessa área de pesquisa e tratamento.
A palestra é voltada para profissionais e estudantes das áreas de saúde e educação e para familiares de portadores de autismo, as inscrições custam 60 reais e devem ser feitas pelo site www.ceadisalvador.com.br até o dia 18 de maio.
O CEADI
O Centro de Estudos e Atenção ao Desenvolvimento Infantil (CEADI) foi criado em 1998 com o objetivo de prestar atendimento terapêutico diferenciado a crianças, adolescentes e jovens com deficiências, promovendo a independência e o desenvolvimento de competências sociais, intelectuais e emocionais, possibilitando sua atuação nas diversas áreas do fazer humano.
O Centro conta com 14 profissionais das áreas de Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Educação Física. A metodologia de trabalho inclui intervenções junto à família, no domicílio, na escola e nos espaços de convívio social.
Comentários
Postar um comentário