ARQUITETURA: Ícone da modernista da Tancredo Neves, Casa do Comércio completa 30 anos
Marcado por estrutura metálica e linhas modernas, imóvel foi projetado pelos arquitetos Fernando Frank, Otto Gomes e Jader Tavares.
Construída sob uma ótica arquitetônica inovadora, em que a estrutura metálica se sobressai mais do que o concreto, a Casa do Comércio Deraldo Motta completa este mês 30 anos. O prédio, além das suas linhas modernas, foi um dos primeiros a se destacar na nascente avenida Tancredo Neves, hoje cheia de hoteis, prédios de escritórios e centros comerciais. O Sistema Fecomércio realiza no dia 30 um evento para marcar os 30 anos do imóvel.
A solenidade acontece no Espaço Mario Cravo, no 3º andar da Casa do Comércio, que reúne a sede administrativa da Fecomércio, Sesc e Senac. Abriga, portanto, formação profissional e atrações artísticas e gastronômicas.O projeto da Casa do Comércio foi feito pelos arquitetos Fernando Frank, Otto Gomes e Jader Tavares.
Declarações feitas em 1986 captavam o olhar curioso sob o prédio, arrancando da população comentários como “veja que bonito, parece uma fogueira” – trecho que aparece na entrevista concedida pelos projetistas à revista Arquitetura e Urbanismo, antes da inauguração do prédio. A curiosidade também era a reação de quem circulava pela região dos anos 80 e via o conjunto metálico vermelho ainda em construção.
O presidente do Sistema Fecomércio-BA, Carlos de Souza Andrade, reconhece o edifício como um grande marco econômico para Salvador. “A partir da Casa do Comércio, Salvador passou a experimentar novos serviços, como o Restaurante Escola do Senac e o Teatro Sesc. O edifício também serviu de base para o avanço dos trabalhos administrativos das três Casas do Sistema”, comentou.
Confira nossa Fanpage
https://m.facebook.com/ariagcomunicacao/
Twitter: @aricomunicacao
Comentários
Postar um comentário