VAREJO: Vendas de material de construção crescem 5%


O desempenho nos próximos meses, porém, preocupa o presidente da Anamaco, Cláudio Conz - sobretudo por mudança tributária em São Paulo

As vendas no varejo de material de construção cresceram 5% em abril na comparação com março, e de 4% na comparação com o mesmo mês do ano passado. As informações são do tracking mensal da Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção), que ouviu 530 lojistas de todo o país  entre os dias 23 e 30 de abril.

No acumulado do ano o setor apresenta alta de 2% e, nos últimos 12 meses, crescimento de 4%.

Por regiões, o Centro-Oeste apresentou alta de 7%.  Sul e Nordeste tiveram aumento nas vendas de 5% e 4%, respectivamente. Já no Norte o desempenho no mês foi estável.O Sudeste foi a região com o resultado mais positivo no mês: 10% de crescimento.

O desempenho nos próximos meses, porém, preocupa o presidente da Anamaco, Cláudio Conz, que prevê que o setor seja fortemente influenciado pelo regime de substituição tributária no Estado de São Paulo, que desde fevereiro estipulou alíquota única  para cálculo do ICMS da maioria dos materiais de construção.

“Cerca de 70% dos nossos produtos terão reajustes de preços em função do aumento de impostos. O cálculo do ICMS está muito acima do que vem sendo praticado pelo varejo. Essa mudança pode desacelerar nosso setor em um momento que deveria ser de retomada”, alerta Conz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio