AFTOSA: Bahia inicia primeira etapa da vacinação
Sem ocorrência da doença há 22 anos, estado recebe o status de Zona Livre da Aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal, há 18 anos seguidos
Com 10 milhões de cabeças de gado, a Bahia iniciou na quarta-feira (1°) a 1ª etapa de vacinação contra a doença em 2019, destinada para todos os bovinos e bubalinos, independente da faixa etária. Além de vacinar, o produtor deve declarar todo o rebanho para a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
O estado se mantém como livre da febre aftosa há 22 anos. Recebe o status de Zona Livre da Aftosa, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), nos últimos 18 anos de forma consecutiva. A meta do governo baiano é vacinar todo o rebanho.
A novidade para este ano é a redução da dose da vacina dos atuais cinco mililitros para dois mililitros, segundo explica o coordenador do Programa de Febre Aftosa da Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), Antônio Maia.A medida visa diminuir o impacto de lesões causadas por reações à vacina.
Comentários
Postar um comentário