PIB EM QUEDA: Indústria vira símbolo do recuo, segundo site



Impacto de Brumadinho no setor mineral e aperto da Argentina pioraram o cenário, que já era ruim em diversos setore



O cenário mais difícil na economia brasileira tem sido enfrentado pela indústria, segundo levantamento do G1. No primeiro trimestre do ano, o segmento recuou 0,7% - a maior queda no PIB do período, em relatório divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (30).Além da fraca retomada da economia local, o setor é afetado por vários choques.

No trimestre passado, a atividade industrial sofreu com a tragédia em Brumadinho - que impactou  o setor de extração mineral. Há ainda os reflexos provocados pela greve dos caminhoneiros (em maio de 18), o desaquecimento global e a crise econômica da Argentina - o país é um importante comprado de produtos manufaturados do Brasil.

Vive-se um ciclo vicioso: o desempenho em queda reduz a confiança do empresário, que investe menos e contrata pouco, movimentos que alimentam novas quedas. "Depois da greve dos caminhoneiros, a indústria não sustentou mais uma recuperação que vinha se observando", afirma o gerente-executivo de política econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco.

"A trajetória da indústria preocupa muito", afirma o economista-chefe do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), Rafael Cagnin. "E é um movimento generalizado, o sinal é negativo para vários setores."


 A produção do setor têxtil e de vestuário, por exemplo, recua há quatro trimestres seguidos."O país não está crescendo e falta demanda. As pessoas estão com medo, e os empresários estão aguardando. A economia não anda com tanta incerteza", resume o presidente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Fernando Pimentel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio