NOTÍCIA Alojamento alimnetos e varejo estimulam PIB baiano

 "É um crescimento expressivo porque não é em cima de um setor que vinha caindo. O varejo cresce há 8 anos", destacou.

Adriano Villela

Embora a Indústria tenha obtido um crescimento mais acentuado, foi o setor de Serviços o principal responsável pela expansão de 4,1% do Produto Interno Bruto da Bahia no primeiro trimestre do ano, em comparativo com igual período do ano passado. Em igual intervalo, a economia nacional cresceu em média 0,2%. Segundo o coordenador de Acompanhamento Conjuntural da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia  (SEI), Luíz Mário Vieria, o setor corresponde a 63% do PIB estadual. Ele é integrado pelos serviços propriamente dito, varejo, comércio atacadista, atividades prestadas à indústria e a dministração pública.
Ligada a Secretaria do Planejamento, a SEI analisa os dados do PIB a nível estadual. Segundo o último balanço divulgado, o Produto Interno Bruto cresceu 1,7% em comparação com o trimestre imediatamente anterior (outubro-dezembro de 2012), quando a atividade econômica se expandiu apenas 0,8%.Vieira aponta também o comércio varejista como um dos principais fatores para o desempenho favorável este ano. "É um crescimento expressivo porque não é em cima de um setor que vinha caindo. O varejo cresce há 8 anos", destacou.
Quanto a indústria, o coordenador avaliou como importante a participação do segmento, mas frisou que neste caso houve tambémuma resposta à queda em 2011 afetada pelo apagão de fevereiro daquele ano, que atingiu em cheio a produção do Pólo Petroquímico, centro indústrial crucial na Bahia. Mas no trimestre inicial de 2012 o segmento comemorou uma expansão de 8%, com bons resultados em quatro das nove atividades pesquisadas, com destaque para a construção civil, com elevação do valor adicionado  de 8,9%. Já agropecuária, possivelmente já apresentando um dos primeiros sinais da estiagem, cresceu apenas 2,6% no primeiro trimestre, em comparação com igual período.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTADO: Empresários italianos conhecem oportunidades de negócios no Nordeste

AGENDA BAHIA: Soluções para cidades sustentáveis é tema de fórum

OMC: País deve recorrer de decisão contra subsídio