ESPECIAL: Infraestrutura e qualificação são os principais desafios
"São milhares de dólares que perdemos com a estada dos navios porque os portos não têm condições. De noite pode parecer bonito, mas o atraso para receber mercadorias ou exportar provoca uma perda incalculável para a nossa imagem lá fora”
Adriano Villela
Para o futuro, Mauro Pereira revela preocupação quanto à infraestrutura, sobretudo portos, ferrovia e rodovia, nesta ordem. “Não tenho o número exato, mas são milhares de dólares que perdemos com a estada dos navios porque os portos não têm condições. De noite pode parecer bonito, mas o atraso para receber mercadorias ou exportar provoca uma perda incalculável para a nossa imagem lá fora”, criticou.
Prefeitura e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em parceria com entidades empresariais e instituições de ensino, elaboraram um documento com propostas para o Polo, entegues ao governador Jaques Wagner no último dia 13. Junto com a iniciativa privada, faremos todo o esforço necessário para trazer mais emprego e renda para a Bahia, dando condições às empresas de se instalarem na região”, destacou o governador, na ocasião.
O documento aponta as necessidades de investimento tanto do setor público quanto privado para o desenvolvimento econômico e social da região nos próximos anos, estabelecendo uma agenda com foco na preparação da infraestrutura e da qualificação de mão de obraon line:on line:e-obra para atender às novas demandas da indústria.
Propostas: extensão do Parque Tecnológico da Bahia nas instalações do Ceped; a implantação da infraestrutura da área de expansão do polo industrial; ampliação da infraestrutura portuária e a duplicação da Via Atlântica e a transformação da Via Cascalheira em uma avenida de integração com a malha urbana. O documento aponta, ainda, as ações que já vêm sendo realizadas: implantação de uma escola profissionalizante do Sesi/Senai em terreno doado pela prefeitura e de um centro de formação profissional do Senac na orla de Camaçari.
Matéria produzida para o Caderno Especial da Tribuna da Bahia sobre o Polo de Camaçari, publicado no dia 29 de junho
Comentários
Postar um comentário